Muffins de blueberry e manteiga “beurre noisette”

img_5086

Esses muffins são demais e nem precisam de batedeira elétrica! Feito com  “beurre noisette”,  também conhecida como manteiga queimada ou manteiga de avelã, que é basicamente manteiga derretida até os sólidos se separarem da gordura e torrarem.  Essa manteiga confere aos muffins um toque de caramelo inigualável.  Por cima de tudo ainda vai uma farofinha doce para formar uma capinha crocante depois de assada.

Tempo de preparo: 30 minutos de mão na massa + 20-30 minutos de forno

Equipamento especializado

  • Forma de muffin/cupcake de 12 buracos
  • Forminhas de papel para cupcake
  • Batedor de arame (fouet)

Ingredientes

Muffins

  • 110g de manteiga sem sal
  • 100ml de leite integral (em temperatura ambiente)
  • 2 ovos de tamanho grande
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 180g de farinha de trigo + uma pitadinha para polvilhar nas blueberries
  • 170g de açúcar refinado
  • 1 1/2 colher (chá) de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 300g de blueberry (mirtilo) fresca

Para a farofinha

  • 50g de manteiga sem sal (levemente resfriada para você conseguir cortar cubinhos)
  • 60g de farinha de trigo
  • 70g de açúcar refinado
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 190°C.
  2. Coloque as forminhas de papel na forma de muffin/cupcake e deixe reservada.img_5039
  3. Agora é hora de preparar a beurre noisette. Coloque a manteiga numa panela pequena/média (use uma panela que não seja preta para facilitar sua vida).  Leve ao fogo baixo a médio, dando uma viradinha na panela de vez em quando para a manteiga derreter por igual. À medida que a manteiga vai derretendo, vá mexendo com um batedor de arame.  Você vai perceber que a manteiga vai criando uma espuma e vai ficando dourada.  Depois de uns minutos, a manteiga vai ficar com uma cor mais dourada e amarronzada e exalar aroma de avelã! Atenção agora!!! Assim que floquinhos amarronzados se formarem no fundo da panela, transfira imediatamente tudo para uma tigela (não deixe queimar, então fique de olho porque é uma questão de segundos entre ficar marrom e queimar). Reserve até esfriar um pouco enquanto você prepara a massa do muffin (não coloque a manteiga para gelar senão vai endurecer e você precisa usá-la líquida).
  4. Agora prepare a farofinha (veja a lista de ingredientes acima).  Corte a manteiga em pedaços pequenos e coloque numa tigelinha com o resto dos ingredientes.  Usando as pontas dos dedos, esfregue a manteiga nos ingredientes secos.  Aos poucos, a mistura se transformará em uma farofa. Deixe essa farofa grossinha para não virar uma pasta.  Reserve.img_5023
  5. Agora prepare a massa dos muffins.  Numa tigela, bata (com um batedor de arame mesmo) os ovos, o leite e o extrato de baunilha até ficar homogêneo.  Acrescente a “beurre noisette” reservada e misture novamente até ficar homogêneo.
  6. Em uma tigela separada, misture a farinha de trigo, açúcar, fermento e sal.
  7. Coloque a mistura líquida sobre a mistura seca e misture com uma espátula de silicone ou colher apenas até ficar homogêneo (não continue misturando depois que ficar homogêneo.  Isso ajudará a manter a maciez dos muffins).
  8. Coloque uma pitadinha de farinha de trigo sobre as blueberries e misture para que elas fiquem levemente polvilhadas (isso ajudará a evitar que eles desçam pro fundo dos muffins).img_5036
  9. Com cuidado, misture as blueberries na massa para distribuir.
  10. Divida a massa entre as forminhas.img_5040
  11. Coloque a farofinha sobre os muffins (sempre sobra um pouco, não precisa exagerar na quantidade, mas depende da espessura da capinha crocante que você deseja atingir).img_5041
  12. Leve ao forno por 20 a 30 minutos (dependendo do seu forno) até dourar levemente e um palito enfiado no centro do muffin sair limpo.
  13. Retire do forno, espere 5 minutinhos, retire as forminhas da forma e esfrie sobre uma grade.  Pode comer morninho mesmo ou frio.  Seja feliz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s