Donut (sonho) assado

img_4321Um sonho com massa leve e deliciosa, assado! Sem fritura e maravilhoso. A massa leva raspas de laranja e o recheio pode ser o de sua preferência.  Eu gosto de usar Nutella e goiabada.  Ele purinho e morninho também é incrivelmente saboroso.

Rendimento: 12 a 20 sonhos, dependendo do tamanho

Tempo de preparo: 40 minutos de mão na massa + 2h30min de espera incluindo tempo de forno

Equipamento especializado

  • Opcional: batedeira elétrica com gancho de sovar massa
  • Rolo de abrir massa
  • Cortador redondo de biscoito de 5cm-6cm de diâmetro
  • Duas assadeiras grandes
  • Filme plástico
  • Papel manteiga
  • Pincel para passar manteiga nos sonhos quentes
  • Saco de confeitar descartável (bico redondo opcional)

Ingredientes

Massa e recheio

  • Aproximadamente 200ml de leite integral
  • 75g de açúcar refinado
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 425g de farinha de trigo Tipo 1 (se for orgânica, melhor ainda)
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 ovos de tamanho médio, levemente batidos com um garfo
  • 1 laranja (de preferência com a casca bem alaranjada)
  • 75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (bem molinha)

Finalização

  • 25g de manteiga sem sal derretida
  • Açúcar refinado (approximadamente 6 colheres de sopa)
  • Recheio de sua preferência (goiabada, Nutella, geleia de framboesa etc)

Modo de fazer

Sonho

  1. Leve o leite ao fogo.  Assim que começar a ferver, retire do fogo, coloque 175ml do leite numa vasilha pequena (tipo bowl de cereal) e espere ficar morno  (a lista de ingredientes acima pede mais ou menos 200ml de leite, mas na hora que ferve ele diminui.  Apenas precisa usar 175ml aqui, se sobrar não use na receita).
  2. Quando o leite estiver morno, acrescente o fermento e 1 colher (chá) do açúcar refinado (retirada dos 75g).  Misture e deixe num lugar morno por 5-10 minutos até o fermento formar uma camada espumosa e espessa sobre o leite.
  3. Numa tigela (se for usar uma batedeira para sovar a massa, coloque na tigela na batedeira), coloque a farinha de trigo, o resto do açúcar e o sal.  Misture.img_4253
  4. Cave um espaço no meio da farinha, acrescente os ovos, raspas da laranja retiradas com um ralador fino evitando a parte branca sob a casca (o resto da laranja não sera usado na receita), a manteiga e a mistura de leite e fermento. Misture com uma colher de pau.
  5. Coloque sobre uma superficie levemente esfarinhada e sove a massa por 5-10 minutos até ficar lisa e elástica.  Para facilitar minha vida, eu uso uma batedeira elétrica com gancho de sovar massa.  A massa é um pouquinho grudenta mesmo.
  6. Coloque a massa numa tigela levemente (bem levemente mesmo) untada, cubra a tigela com filme plástico levemente untada e leve a um lugar morninho por mais ou menos 90 minutos ou até a massa dobrar de volume.
  7. Despeje a massa sobre uma superfície levemente esfarinhada e sove delicadamente por uns 10 segundos apenas para retirar um pouco do ar da fermentação, depois abra a massa com um rolo até atingir a espessura de 1cm.img_4284
  8. Use o cortador para retirar porções da massa e ajeite cuidadosamente para formar uma bolinha (ou então coloque desse jeito mesmo sobre a assadeira mas com cuidado para ano deformar).img_4285
  9. Coloque as bolinhas sobre as assadeiras forradas com papel manteiga.  Atenção: deixe bastante espaço entre os sonhos porque eles vão crescer e você não quer que grude um no outro (o sabor não muda, mas não fica tão bonito.  Por isso que recomendo duas assadeiras grandes.  Se seu forno não for grande suficiente pra colocar as duas assadeiras, asse uma quantidade, depois imediatamente asse o restante).
  10. Cubra os sonhos na assadeira com filme plástico levemente untado.  Não aperte o filme sobre os sonhos, apenas os deixe levemente cobertos.img_4287
  11. Leve a um lugar morninho por mais ou menos 40 minutos ou até os sonhos dobrarem de volume.img_4288
  12. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse os sonhos por mais ou menos 12-14 minutos ou até ficarem bronzeadinhos e assados.img_4291

Finalização

  1. Assim que os sonhos sairem do forno, pincele a manteiga sobre os sonhos e passe no açúcar.
  2. Deixe esfriar um pouco (uns 15 minutos) antes de colocar o recheio.
  3. Para colocar o recheio, faça um belo furo na lateral dos sonhos até atingir o centro (eu uso um palito de churrasco e vou girando o palito para aumentar o diâmetro do furo, mas pode ser uma faca).img_4299
  4. Coloque o recheio no saco de confeitar.  Se for usar bico, use um redondo de diâmetro pequeno.  Se não for usar bico, simplesmente faça um pequeno corte na ponta do saco.
  5. Coloque o recheio nos sonhos através do furo (a ponta do saco atingindo o centro dos sonhos).  A quantidade do recheio fica a seu criterio, mas não exagere para não perder o sabor delicado da massa!
  6. Sirva morno ou frio e seja feliz!

5 comentários sobre “Donut (sonho) assado

  1. Amo suas receitas! Muito obrigada por dividir e ter o carinho de postar os detalhes das fotos. Este final de semana fiz uma massa muito parecida que usei para trança de coco. A única diferença foi que coloquei óleo de coco no lugar da manteiga. Vou fazer os sonhos este final de semana para ver como as massas se comparam.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s