Patê de fígado de galinha com conhaque

IMG_4855Versão Mandioca dessa receita que você encontrará na maioria dos cardápios dos melhores restaurantes em Paris.  Simples, intenso e aveludado.  Uma daquelas receitas para ensinar aos amigos! Serve 3-4 pessoas

  • Processador de alimentos ou liquidificador

Ingredientes

  • 225g de fígado de galinha
  • 225g de manteiga sem sal
  • 150ml de leite integral
  • 2 echalotas
  • 1 dente de alho
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • 1/2 – 1 colher (sopa) de conhaque
  • Uma folha de louro fresca (opcional)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer

  1. Limpe o fígado retirando a pele e os nervos.  Coloque-os em um recipiente e cubra com leite.  Deixe descansar na geladeira por 6 horas.
  2. Escorra o fígado e lave bem com água gelada.  Seque com papel toalha e reserve.
  3. Derreta 150ml de manteiga em uma panela média e leve ao fogo baixo.  Deixe derreter aos poucos e formar espuma na superfície.  Aos poucos e com cuidado, use uma colher para retirar a espuma, descartando-a.  Você verá que a manteiga abaixo da espuma é bem douradinha e abaixo dela há pedacinhos sólidos.  Retire do fogo e cuidadosamente transfira a manteiga liquida douradinha para um recipiente (com uma colher ou virando a panela).  Descarte os sólidos.  Reserve em temperatura ambiente (você acaba de fazer manteiga clarificada).
  4. Derreta 75g de manteiga em uma panela pequena.  Descasque e pique as echolatas e o alho e retire as folhinhas dos ramos de tomilho, juntando-os à manteiga.  Frite em fogo baixo até a echalota ficar macia e transparente (mais ou menos 5 minutos).
  5. Ainda com o fogo baixo, adicione o fígado e 1 colher (sopa) de conhaque (se for usar) e cozinhe mexendo sempre por aproximadamente 3 minutos até o fígado ficar amarronzado porém ainda meio rosadinho por dentro (não frite muito senão fica borrachudo e amargo).
  6. Transfira para o processador de alimentos ou liquidificador com manteiga e tudo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e bata até ficar bem homogêneo.  Prove para ver se precisa de mais sal ou pimenta do reino.
  7. Transfira para um recipiente pequeno e fundo no qual for servir e alise a superfície com o fundo de uma colher.
  8. Deite a folha de louro (se for usar) sobre o patê e com cuidado cubra com uma fina camada de manteiga clarificada.  Leve à geladeira por no mínimo 1 hora.  A manteiga vai solidificar e criar uma camada protetora sobre o patê prevenindo que o patê perca sua coloração ou oxide.
  9. Sirva às colheradas com torrada, com ou sem a camada de manteiga clarificada e seja feliz!  Dura de dois a três dias na geladeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s