Massa sucrée básica para tortas doces

IMG_4337

Receita essencial de massa base para fazer tortas doces típicas da confeitaria francesa como a Tarte au Citron.  Aprenda para impressionar, vale a pena! Essa receita faz uma quantidade suficiente para forrar uma forma rasa desmontável para torta de 22-25cm, com um pouco de sobra de massa para tapar eventuais buracos.

A massa pode ser feita com as mãos, com uma batedeira elétrica ou com um processador de alimentos.

Dica: você pode dobrar a receita ou preservar as sobras de massa.  A massa pode ser guardada na geladeira por até uma semana ou congelada por até 3 meses. Para isso, envolva a massa em papel manteiga, depois em filme plástico. Alguns minutos fora do freezer ou da geladeira e a massa já está pronta para usar novamente.  Às vezes, a massa congelada perde um pouco da sua coloração – para evitar isso, coloque umas gotinhas de limão espremido ou de vinagre branco na massa durante o preparo – não se preocupe porque o sabor não será alterado!

Equipamento especializado

  • Pesos de cerâmica (opcional)

Ingredientes

  • 250g de farinha de trigo + o suficiente para polvilhar a superficie de trabalho
  • 100g de açúcar refinado
  • 125g de manteiga sem sal gelada
  • 1 ovo grande
  • 1 pitada de sal
  • Pesos de cerâmica ou feijão cru suficiente para cobrir o fundo da forma e a metade da lateral (isso vai ajudar a deixar a massa bela e crocante)

Modo de fazer com as mãos 

  1. Corte a manteiga em cubos pequenos (mais ou menos do tamanho de um dado) e reserve.
  2. Coloque o ovo numa vasilha pequena e bata levemente com um garfo até quebrar a gema e misturar um pouquinho com a clara.  Reserve.
  3. Peneire a farinha de trigo com o sal numa tigela grande.  Misture o açúcar e faça uma cova no centro.
  4. Na cova, coloque a manteiga e o ovo.
  5. Usando as pontas dos dedos, esfregue a manteiga e o ovo na farinha e açúcar, levantando a mistura à medida que esfregua.  Aos poucos, a mistura se transformará em uma farofa, os pedaços de manteiga já não estarão visíveis e a massa ficará maleável e homogênea.   Esse processo deverá ser feito rapidamente e em ambiente fresco para a manteiga não derreter e tudo virar uma pasta!
  6. Se for usar a massa imediatamente, enrole em filme plástico e coloque na geladeira por no mínimo 30 minutos (máximo 48 horas).
  7. Pré-aqueça o forno a 190℃ alguns minutos antes de retirar a massa da geladeira e do filme plástico.
  8. Numa superfície lisa não aderente (mármore é excelente), polvilhe um pouco de farinha de trigo, coloque a massa na superfície e use um rolo para abrir a massa em círculo da espessura fina de mais ou menos 5mm de diâmetro suficiente para forrar o fundo e as laterais da forma desmontável e sobrar um pouco caindo pelas bordas.
  9. Polvilhe o rolo com farinha de trigo e enrole a massa em torno dele sem apertar.
  10. Cuidadosamente desenrole a massa sobre a forma e e forre a base e as laterais.  Deixe um pouco de massa caindo pelas beiradas da forma pois isso vai ajudar mais tarde.  Use uma bolinha da sobra da própria massa polvilhada com farinha de trigo para ajudar a empurrar a massa nos cantos da forma.
  11. Cubra a massa com um pedaço de papel manteiga e coloque pesos de cerâmica ou feijão suficiente para preencher o fundo da forma e uma parte da lateral.  Leve ao forno sobre uma assadeira por 15 minutos ou até o papel manteiga já não estiver grudando na massa quando levantado (faça o teste).
  12. Retire do forno e cuidadosamente retire os pesos de cerâmica ou o feijão (guarde para reutilizar na próxima vez que fizer a massa) e o papel manteiga.  Diminua a temperatura do forno para 170℃ e leve novamente ao forno por aproximadamente 5 minutos ou até a massa ficar sequinha, mas sem escurecer muito (cuidado para não queimar a massa!).
  13. Deixe esfriar por 15 minutos e, com a massa ainda na forma, use uma faca para nivelar as laterais da massa retirando o excesso que está caindo pelas beiradas.  Deixe esfriar completamente na forma e use de acordo com as receitas específicas.

Modo de fazer com uma batedeira elétrica

  1. Corte a manteiga em cubos pequenos (mais ou menos do tamanho de um dado) e reserve.
  2. Coloque o ovo numa vasilha pequena e bata levemente com um garfo até quebrar a gema e misturar um pouquinho com a clara.  Reserve.
  3. Peneire a farinha com o sal na tigela da batedeira elétrica, adicione a manteiga e bata em velocidade baixa até a manteiga quebrar em pedacinhos e a mistura parecer uma farofa.  Se a manteiga grudar nas laterais da tigela, pare de bater, raspe a manteiga e devolva à mistura.  Continue batendo.
  4. Adicione o açúcar e misture.  Junto o ovo levemente batido e, ainda em velocidade baixa, bata por poucos segundos ou apenas até a mistura formar uma “bola” de massa.
  5. Siga os passos 6 a 13 do “modo de fazer com as mãos”.

Modo de fazer com um processador de alimentos

  1. Corte a manteiga em cubos pequenos (mais ou menos do tamanho de um dado) e reserve.
  2. Coloque o ovo numa vasilha pequena e bata levemente com um garfo até quebrar a gema e misturar um pouquinho com a clara.  Reserve.
  3. Coloque a farinha (não precisa peneirar) com o sal e a manteiga no recipiente do processador.
  4. Aperte o botão “pulsar” algumas vezes até formar uma farofa.
  5. Adicione o açúcar e aperte o botão “pulsar” algumas vezes para incorporar o açúcar.
  6. Junte o ovo e aperte o botão “pulsar” poucas vezes ou apenas até a mistura formar uma “bola” de massa.
  7. Siga os passos 6 a 13 do “modo de fazer com as mãos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s